1.13.2008

Simone de Beauvoir II

Quando falo com outros "polies" ou apresento/discuto o conceito poliamor em workshops ou foruns electrónicos etc, perguntam me muitas vezes quando é que o conceito apareceu. É problema que nao me ocupa. Gracas á net e toda a informacao e desinformacao que por lá abunda há diversas vozes. Há pessoas que dizem que tem meia dúzia de anos, outros dizem que "apareceu há 20-30 anos em S. Francisco" e outras coisas mais dispares ainda. No meu caso pessoal, descobri por volta de 97 que existia uma coisa chamada alt.polyamory na usenet que me deu o empowerment e o empurrao necessário para nao desistir e sentar-me a lamentar-me. Se a palavra já existia antes, nao sei nem me interessa muito. Acho que é uma discussao académica. Ha registos de situacoes que se aproximam mais ou menos de situacoes poliamorosas com muitos anos. Vejam por exemplo o artigo sobre os Affrerements, ou vejam o caso da Comunidade Oneida (sobre a qual ainda nao escrevi). Mas o que eu acho muito curioso é realmente ninguem referir Simone de Beauvoir. Estamos a falar aqui de visibilidade poly sem vergonha em meados do século XX, e isso nao é qualquer coisa nem para qualquer um.
.
Será que é por nao pertencer ao mundo anglo saxónico, de que a internet está impregnada? será que estamos a presenciar a invibilidade que outras culturas diferentes da nossa teem para discussoes que sao relevantes para além do contexto cultural? Será que se tenta reescrever a história de modo mais a modo para a camisola que vestimos? ou será apenas a involuntária copia de fontes erroneas ou insufiecientes que por forca de se repetir se torna plausível e credível?
.
Estas sao as pergunta que de momento me preocupam.

No comments:

Post a Comment